top of page

Uso da palavra "mesmo"

Atualizado: 28 de jan. de 2020



Com certeza, ao entrar em algum elevador, você já se deparou com este aviso. Alguns participantes da antiga rede social Orkut, criaram uma comunidade chamada “Eu tenho medo do Mesmo”, satirizando o aviso do elevador, indicando que “o mesmo” faria referência a uma pessoa, uma espécie de maníaco do elevador.


No entanto, não é essa a função de "mesmo" naquele enunciado. Se o analisarmos, perceberemos que "o mesmo" está retomando "elevador": “Antes de entrar no elevador, verifique se o elevador encontra-se parado neste andar.”. Porém, como você bem sabe, não devemos usar palavras repetidas em contextos tão próximos, pois isso demonstra pouco conhecimento da língua e de vocabulário, além de tornar o texto bastante cansativo. Por isso a língua nos oferece os pronomes, utilizados, entre outros casos, para retomar nomes, evitando, assim, a repetição.


Acontece que “mesmo” não é pronome, e o fato de ser antecedido por um artigo definido causa ainda mais estranhamento. A palavra "mesmo" não tem essa função de retomar um nome, e este uso é equivocado. Apesar disso, ele está disseminado em muitos e muitos textos, principalmente nas redações dos alunos. Porém, é considerado errado pela gramática, então fique atento!


Você pode se perguntar: “Se é errado usar mesmo dessa forma, por que encontramos esse tipo de ocorrência o tempo todo, inclusive nos elevadores?”. Isso se explica pelo fato de que o enunciado do aviso do elevador é um texto determinado por lei, ou seja, todo elevador deve trazer esse aviso, escrito exatamente dessa forma. Provavelmente, o autor da lei quis criar um texto mais rebuscado, acabou errando a mão e produziu um erro que se espalhou. É claro que a língua é bastante dinâmica, muda ao longo do tempo, e esse uso de mesmo pode vir a ser correto, de acordo com a norma, um dia. Mas, por hora, é bom seguir a gramática e evitar usar essa palavra com essa função.


No caso do enunciado do elevador, para resolvermos o problema, basta substituirmos “o mesmo” pelo pronome “ele”: “Antes de entrar no elevador, verifique se ele encontra-se parado neste andar.”.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pronúncia de "gratuito"

A pronúncia culta de “gratuito” é gratúito, com a tônica no "u" do ditongo "ui". Sem discussão. Quem quiser ser visto como uma pessoa que se esmera em falar corretamente, seguindo a ortoépia, a pronún

Pronúncia de "fluido"

Quanto à Gramática, distinguem-se dois vocábulos diferentes: 1 — O primeiro, fluido, tem o “U” tônico e divide-se em duas sílabas: FLUI-DO. Se te lembras de teu tempo de colégio, o UI aqui é um ditong

Significado de "Att."

Frequentemente vemos o uso dessa abreviação no final dos e-mails, antes da assinatura do remetente, como uma abreviação de “Atenciosamente”, mas a abreviação correta seria “At.te”, ainda que o recomen

bottom of page