top of page

Artigo antes de nome próprio

O uso de artigos antes de nome próprio pode ser obrigatório ou facultativo, dependendo do caso. Há também casos em que não devem ser usados, e outros que não há regra definida, variando dependendo da situação.


Uso facultativo:

  1. Antes de nomes de pessoas: eu tanto posso fazer referência “a Paulo” quanto “ao Paulo”. Podemos dizer “casa de Paulo” ou “casa do Paulo”. As duas formas são corretas. Há regiões em que o mais frequente é usar o artigo definido; em outras, o mais usual é a omissão; e existem, ainda, regiões onde o uso do artigo definido caracteriza “intimidade”: casa de Paulo (=pessoa não íntima); casa do Paulo (=pessoa íntima, da família, muito amiga).

  2. Antes de pronomes possessivos: - “estamos a seu dispor” ou “ao seu dispor”; - “esta é minha decisão” ou “a minha decisão”.


Uso obrigatório:

  1. Antes das horas: “Trabalhamos das 8h às 20h”. A ausência do artigo altera o sentido. Se “trabalhamos de oito a vinte horas”, estamos dizendo quantas horas trabalhamos. Não estamos definindo a hora quando começamos a trabalhar nem a hora da saída.

  2. Em enumerações: - “O Fluminense já venceu o Vasco, o Flamengo e o Botafogo”; - “Pretende ir ao Paraguai, à Argentina, ao Uruguai e ao Chile.”.

  3. Antes de pronomes possessivos sozinhos: substituindo um substantivo anteriormente citado, “Sua estratégia é melhor que a minha (estratégia)”.

  4. Nome de cidades caracterizado por alguma expressão: - A progressista Curitiba; - A bela Porto Alegre; - A antiga Roma; - A Paris dos meus sonhos.


Não deve ser usado:

  1. Antes de pessoas famosas: - “Marco Antônio foi o grande amor de Cleópatra”; - “Romário poderia substituir Ronaldinho”.

  2. No jornalismo, seja a pessoa famosa ou não.


Outros casos:

  1. Antes de nomes de cidades: Poucas cidades exigem artigo: o Rio de Janeiro, o Porto, o Cairo... Os nomes da maioria das cidades são usados sem artigo: São Paulo, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Paris, Roma, Lisboa...

  2. Antes de nomes de estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe são usados sem artigo. Os demais estados brasileiros exigem o artigo: o Amazonas, o Pará, o Ceará, a Paraíba, a Bahia... Com Alagoas e Minas Gerais, o artigo é facultativo: hoje usamos Alagoas e Minas Gerais (=sem artigo); mas também é correto usar “as Alagoas” e “as Minas Gerais”.

  3. Antes de nomes de países: A maioria dos nomes de países exigem o artigo: a Argentina, o Brasil, a Alemanha, o Peru, a Espanha, o Uruguai... Mas há um bom número que rejeita o artigo: Israel, Portugal, Cuba, Angola, Moçambique, Cabo Verde...



71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pronúncia de "subsídio"

A gramática portuguesa determina que quando a letra S vem depois de consoante, ela deve ser pronunciada como S, mesmo (ou como "SS", pra ficar mais claro). Então, assim como nas palavras “subsíndico”

Uso da palavra "mesmo"

Com certeza, ao entrar em algum elevador, você já se deparou com este aviso. Alguns participantes da antiga rede social Orkut, criaram uma comunidade chamada “Eu tenho medo do Mesmo”, satirizando o av

Pronúncia de "gratuito"

A pronúncia culta de “gratuito” é gratúito, com a tônica no "u" do ditongo "ui". Sem discussão. Quem quiser ser visto como uma pessoa que se esmera em falar corretamente, seguindo a ortoépia, a pronún

bottom of page