top of page

Pronúncia dos nomes das letras E e O

Atualizado: 28 de jan. de 2020

* Para facilitar o entendimento, usei barras (/) para indicar a palavra escrita como deve ser pronunciada na leitura.


Muitos dirão “se não tem acento agudo, então o som é fechado”, mas na verdade é justamente o contrário, se não tem acento circunflexo é aberto, ou na verdade seria antes da reforma ortográfica de 1971, que removeu o acento diferencial de várias palavras como pilôto (substantivo), côr (vermelho, amarelo, etc), êle (pronome), govêrno (substantivo), êste (pronome). Veja que justamente as palavras com som fechado que ganhavam o acento. As suas correspondentes homógrafas, de som aberto, não continham acento: piloto /pilóto/ (do verbo pilotar), cor /cór/ (coração), ele /éle/ (o nome da letra L), governo /govérno/ (verbo), este /éste/ (sinônimo de leste). O nome da letra E nunca teve acento.


Podemos notar também que o nome das letras com som fechado contém acento circunflexo: , , , , , quê, , , . Já as que tem som aberto não têm acento agudo: e, efe, jota, ele, o, erre, esse. Sobram o eme e ene, que, têm som anasalado por estarem antes de M e N, e não têm acento. E e O não levam acento no nome, e tem som aberto, assim como todas as vogais: /á/, /é/, /í/, /ó/, /ú/.


Na maioria dos mais importantes dicionários, como Michaelis, Houaiss, Priberam, Aulete e as versões mais antigas do Aurélio, você vai encontrar as seguintes definições:

e - /é/ S. M. Quinta letra e segunda vogal do alfabeto português.

o - /ó/ S. M. Décima quarta letra e quarta vogal do alfabeto português.


Nas versões mais recentes do Aurélio, já pode-se encontrar /é/ ou /ê/ e /ó/ ou /ô/, indicando que as duas formas são válidas. Isso ocorre porque a língua é viva e está em constante transformação, e, aparentemente, o Aurélio se adapta mais rápido a essas transformações do idioma.


Algumas regiões pronunciam com som fechado por influência de outros idiomas que usam o som fechado, como italiana ou espanhola. Especialmente italiana que teve grande imigração para o Brasil. É até possível encontrar dicionários de português para falantes de italiano que indicam a pronúncia dessas vogais com som fechado.


Conclusão: Historicamente, e em outros países que falam a língua portuguesa, o correto é o som aberto /é/ e /ó/, mas, no Brasil, culturalmente falando, ambas as formas são aceitas, levando-se em conta as regiões e suas influências.



94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uso da palavra "mesmo"

Com certeza, ao entrar em algum elevador, você já se deparou com este aviso. Alguns participantes da antiga rede social Orkut, criaram uma comunidade chamada “Eu tenho medo do Mesmo”, satirizando o av

Pronúncia de "gratuito"

A pronúncia culta de “gratuito” é gratúito, com a tônica no "u" do ditongo "ui". Sem discussão. Quem quiser ser visto como uma pessoa que se esmera em falar corretamente, seguindo a ortoépia, a pronún

Pronúncia de "fluido"

Quanto à Gramática, distinguem-se dois vocábulos diferentes: 1 — O primeiro, fluido, tem o “U” tônico e divide-se em duas sílabas: FLUI-DO. Se te lembras de teu tempo de colégio, o UI aqui é um ditong

bottom of page